21/05/2013

Top 4: Livros que viraram filmes


Toda vez que eu leio um livro e depois sai o filme dele, eu sempre vibro de alegria, pois gosto demais tanto de livros quanto de filmes, juntando os dois então... E vocês? Separei quatro livros que viraram filmes, (foi bem difícil escolher só quatro) mas eu poderei, talvez, fazer outros top 4 desse mesmo tema.

"Água para elefantes" por Sara Gruen e filme dirigido por Francis Lawrence:

O livro tem duas edições brasileiras (você pode vê-las aqui), conta a história de Jacob (Robert Pattinson), aliás, ele mesmo conta sobre sua juventude no circo, aos 23 anos ele era só um estudante de veterinária perto de se completar sua graduação, mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro, o que o impede de terminar a faculdade. Sem dinheiro e sem casa, ele acaba entrando num trem em movimento do circo Irmãos Benzini, onde é admitido para cuidar dos animais. É no circo onde Jacob vai se apaixonar duas vezes: Por Marlena (Reese Witherspoon), a bela estrela no número dos cavalos, e por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
O livro é comovente, a narrativa é extremamente sensível ao leitor, e o clima de circo vintage eu acho particularmente lindo! O que mais me conquistou no filme foi o fato dele ser especialmente fiel ao livro. O filme é tão justo perante ao livro que eu nem sei de qual gosto mais.


"O diabo veste Prada" por Lauren Weisberger e filme dirigido por David Frankel:

O livro tem três edições brasileiras (você pode conferi-las aqui). A autora do livro, Lauren, trabalhou para ninguém mais ninguém menos que Anna Wintour (logo, qualquer semelhança é sim uma coincidência!). O livro conta a história de Andrea Sachs (Anne Hathaway), uma jornalista recém-formada que conquista um emprego que deixaria qualquer garota morrendo de inveja: assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep) uma reverenciada editora de uma revista de moda famosa, a Runway Magazine. Quando ela percebe que esse tal emprego que milhares de meninas queriam, pode acabar com a vida dela. Da noite pro dia, Andrea se vê num universo diferente do qual costumava viver, onde as palavras Prada, Armani e Versace são lei. Descobre que o mundo da moda não é tão glamouroso assim. Ao invés de escrever reportagens ela vai servir para atender aos caprichos da editora chefe da revista, sobre os quais são os mais mirabolantes possíveis.
Sobre o filme, eu nunca consegui cansar de assisti-lo, mesmo sendo de 2006 ele continua super atual, com roupas ainda usáveis (enquanto a gente torce o nariz para as roupas das novelas do vale a pena ver de novo da mesma época do filme). O filme é bom? É sim, mas o livro é muito melhor! Mais conflituoso, engraçado e cheio de enrascadas, em suma, mais detalhado, com mais situações que o filme. Só mais uma coisa que preciso ressaltar: Meryl Streep arrasa em qualquer papel, não é verdade?!

Melhor cena do filme: (Desculpe, não achei a cena legendada):



"As vantagens de ser invisível" por Stephen Chbosky e filme dirigido por Stephen também:

Eu já falei do livro aqui. Acho que Stephen realizou um sonho dirigindo um filme que ele mesmo escreveu. Elenco brilhante, mesmo Emma Watson não atendendo às características de Sam no livro, ela se saiu super bem, não tinha outro ator melhor pra fazer Charlie se não Logan Lerman e Ezra Miller me impressionou como Patrick. Como vocês já devem saber: Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Sua professora de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.
Apesar do filme ter o elenco que tem e ser dirigido pelo próprio Stephen, eu fico o livro.


A saga "Harry Potter" por J.K Rowling e filmes por diversos diretores:

Claro que não poderia faltar a saga "Harry Potter", constituído por sete livros e oito filmes, mais três livros sobre o tema mas não especificamente sobre Harry. Não há um filme ou um livro que eu não goste, o mundo que J.K. Rowling criou é brilhante demais, e aí vem os filmes com seus diretores ótimos e tornam realidade da torneira da câmara secreta até a cabana mágica dos Weasley, e muito mais, claro. A saga chegou ao fim, mas sempre haverá os livros e os filmes para relembrar as aventuras de três amigos que cresceram junto com a gente. Nunca vou esquecer a abertura da Warner Bros e muito menos a narrativa de J.K. Rowling, com personagens tão sólidos e marcantes.
Não vou colocar nenhum trailer porque o post ficaria muito grande, mas se quiserem saber mais sobre a saga visitem o site Potterrish, lá tem muita coisa legal sobre os filmes, os livros, a autora e muito mais.




E vocês, de qual desses gostam mais?
Tem alguma dica de um livro que virou filme?
Se quiser me acompanhar no skoob clica aqui.
Espero que tenham gostado!
Beijos 

20 comentários:

  1. Haaaaaarry !!
    minha infância, minha adolescencia, praticamente minha vida!!!

    P.S. estou seguindo seu blog tbm, adorei seu blog (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, estou seguindo você também! :D

      Excluir
  2. Eu adoro o filme "O Diabo Veste Prada".
    Mas nunca li os livros :(

    Retribuindo o seguimento, adorei seu blog!
    'Talking of book'
    http://livrossoufa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Super amo O Diabo veste Prada *-*
    E pretendo ler Água para Elefantes, (tenho o livro e ainda não li)

    Beeijos

    geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie Linda, tudo bem ?
    Olha eu adorei o seu post e o que me chamou atenção foi você falando do filme O DIABO VESTE PRADA. Ele é simplesmente ÓTIMO e mostra muito a realidade doa dia-a-dia de quem sofre no trabalho em relação a patrão (risos)
    Mas é de um modo engraçado também né ?
    Porque no fim a menina acaba passando por cima de todos os obstaculos e conquistando o seu espaço.

    Agora o LIVRO eu nunca li. Nem sabia que tinha pra te falar a verdade. Adorei o seu post e fiquei feliz de saber que tem o livro também =]]

    Se cuida minha linda e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. ADorooo! Quero muito ler As vantagens de ser invisível e água para elefantes!^^
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  6. Ooi! Você foi indicada para uma tag lá no nosso blog!
    http://www.etcetallivrosefilmes.blogspot.com.br/2013/05/tag-2.html
    Espero que goste! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Harry Potter, amo amo amooo!!!!
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  8. Acredita que não li o livro de nenhum desses? haha. Mas amei O Diabo veste prada :) Eu não sou muito fã de adaptações, mas alguns tenho de admitir que ficaram bons. Como O Lado bom da vida.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li o livro (tá na minha meta de leitura pra esse mês), e nem vi o filme também, estou super ansiosa pra começar a lê-lo. :)

      Excluir
  9. As vantagens de ser invisível é muito bom. "Nós somos infinitos..." É um filme lindo.


    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo, e o mais legal é que o autor do livro é o mesmo diretor do filme! :)

      Excluir
  10. Oi, Aluska!
    Falta assistir dois filmes dessa sua lista. Águas para Elefantes, que já li o livro e gostei e As Vantagens de ser Invisível, nem li e nem vi o filme ainda.
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha.
    Água para Elefantes amei, tanto livro quanto filme.
    Harry Potter, não assisti nem li todos, mas amei até onde acompanhei.
    O Diabo Veste Prada só assisti o filme e também gostei muito.
    Já As Vantagens de Ser Invisível estou completamente atrasada.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir